A Diretoria

A Diretoria

A Diretoria de Pesquisa e Inova√ß√£o do Campus Natal Central (DIPEQ/CNAT) tem como miss√£o promover e incentivar a produ√ß√£o cient√≠fica, a inova√ß√£o e o empreendedorismo, buscando integrar o trin√īmio ensino, pesquisa e extens√£o.

A Pesquisa e Inova√ß√£o t√™m como objetivo estrat√©gico desenvolver a pesquisa b√°sica e aplicada entre os estudantes e servidores do CNAT, estimulando a aplica√ß√£o da pesquisa como elemento formador da educa√ß√£o de excel√™ncia e associ√°-la com o desenvolvimento socioecon√īmico, o desenvolvimento de solu√ß√Ķes t√©cnicas e tecnol√≥gicas, de forma a estender seus benef√≠cios √† comunidade e a difus√£o da pesquisa e inova√ß√£o.

A DIPEQ possui tr√™s eixos norteadores de a√ß√Ķes: os grupos de pesquisa; os programas de p√≥s-gradua√ß√£o e o Programa de empreendedorismo inovador.

O CNAT possui 33 grupos de pesquisa certificados pela Instituição no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, distribuídos nas Diretorias Acadêmicas de Ciências, Construção Civil, Industria, Recursos Naturais e Tecnologia da Informação. Os grupos integram docentes, técnicos-administrativos e estudantes de todas as áreas profissionais. Particularmente, são 21 áreas de conhecimento, indo do Ensino às engenharias, conforme tabela a seguir:

√Āreas de conhecimento dos grupos de pesquisa do CNAT

√Āreas do conhecimenton
Ciências Humanas; Educação4
Ciência da Computação3
Geociências3
Ci√™ncias Sociais Aplicadas;  Administra√ß√£o2
Engenharia Civil2
Engenharia Elétrica2
Engenharia de Energia2
Engenharia de Produção2
Engenharia Mec√Ęnica2
Ciências Biológicas; Fisiologia;1
Ciências Exatas e da Terra; Ciência da Computação1
Ciências Exatas e da Terra; Geociências1
Ciências Exatas e da Terra; Física1
Ciências Humanas; Geografia1
Ecologia1
Engenharia de Materiais e Metal√ļrgica1
Engenharia de Minas1
Engenharia Sanit√°ria1
Letras1
Linguística, Letras e Artes1

Os grupos de pesquisa do CNAT s√£o respons√°veis por mais de 140 linhas de pesquisa. Um total de 162 professores do CNAT e 24 t√©cnicos s√£o credenciados juntos aos grupos. 61% dos professores s√£o doutores e 34% mestres.  

Indicadores de Recursos Humanos dos Grupos de Pesquisa do CNAT

IndicadoresDIARENDIATINFDIACONDIACINDIACTotal
Total de professores3139192449162
% Credenciado por diretoria536549593346
Feminino99442450
Masculino2230152025112
Doutorado181911163599
Mestrado1316881156
Especialização030003
Graduação000033
Total de técnicos55131024
Total de colaboradores estrangeiros100012

Para mais informa√ß√Ķes sobre os grupos de pesquisa acessar o Link grupos de pesquisa.

A p√≥s-gradua√ß√£o stricto sensu no CNAT atualmente √© composta por 3 programas: Programa de P√≥s-gradua√ß√£o em Educa√ß√£o Profissional; Mestrado Nacional Profissional em Ensino de F√≠sica e Programa de P√≥s-gradua√ß√£o em Uso Sustent√°vel de Recursos Naturais. 

A DIPEQ busca fortalecer e integrar os programas de P√≥s-gradua√ß√£o. A operacionaliza√ß√£o disso vem atrav√©s do programa de bolsas do CNAT, incluindo bolsas com valores equiparados √† CAPES e o custeio e a realiza√ß√£o de eventos. A DIPEQ tamb√©m estimula a aplica√ß√£o e gera√ß√£o de conhecimento para solu√ß√£o de problemas no CNAT. 

Quanto empreendedorismo inovador, a DIPEQ/CNAT incentiva o empreendedorismo entre seu corpo discente por meio do Programa de Hotel de Projetos, do Concurso de Ideias e Prêmio Ideia Inova, e do Programa de Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC).