Parcerias institucionais

Parcerias institucionais

Campus Natal-Central (CNAT) do IFRN e o Sebrae/RN firmaram um termo de parceria para o desenvolvimento do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PDCE). Com vigência de dois anos, a iniciativa se dará através de ações de capacitação e práticas que fomentam a cultura do empreendedorismo entre os integrantes da comunidade acadêmica do campus. O programa de educação empreendedora inclui, em suas estratégias de ação, uma maratona de capacitação e mentorias, visando ao treinamento e à formação profissional. Além disso, haverá promoção de palestras, seminários e eventos relacionados ao empreendedorismo.

Empreendedorismo que une IFRN e Sebrae como importantes aliados. Assim, o Campus Natal-Central do IFRN compartilha, através da parceria, os mesmos objetivos: “O convênio dará força ao programa do CNAT de difusão do empreendedorismo inovado, que já vem sendo desenvolvido pela Incubadora de forma pontual e não sistematizada. O Sebrae, nesse sentido, entra como uma ferramenta de difusão para impulsionar esse processo de propagação do empreendedorismo inovador”, enfatiza o Diretor-Geral do Campus Natal-Central, professor Jonas Lemos.

A propagação dessa cultura na própria instituição é um desafio que requer o planejamento de estratégias de integração da comunidade, nos diversos níveis de ensino e nas diferentes diretorias acadêmicas. De acordo com o Diretor de Pesquisa e Inovação (DIPEQ) do Campus Natal-Central, Handson Pimenta: “O PDCE visa alcançar uma maior participação de alunos das diversas diretorias acadêmicas e diferentes níveis de formação, uma integração das ações de empreendedorismo, grupos de pesquisa e ações de ensino (DE) e uma potencialização do desenvolvimento de produtos técnicos ou tecnológicos pelos programas de mestrado profissional, com o foco no empreendedorismo e inovação”.

Segundo Maria da Conceição Araújo Moreno, Analista Técnica do Sebra/RN e Gestora do Programa Educação Empreendedora: “A parceria SEBRAE x IFRN/Campus Central tem como objetivo realizar capacitação em empreendedorismo para docentes e alunos dos cursos técnicos, graduação e pós, com o intuito de incentivar e apoiar a criação e expansão de ações empreendedoras e projetos de extensão e difusão do empreendedorismo”.

Para concretizar esse planejamento, segundo a analista do Sebrae, foi criado um grupo de trabalho composto por técnicos de ambas instituições que estão atuando de forma integrada: “As ações estão sendo iniciadas agora em março com a aplicação de um diagnóstico (em formato digital) com os professores, o objetivo do diagnóstico é conhecer sobre a atuação acadêmica, bem como identificar quais estratégias pedagógicas são utilizadas no seu dia a dia e quais são suas expectativas para a parceria SEBRAE x IFRN Campus Central. A partir da mensuração das respostas, será elaborado um plano de ações a serem implantadas em 2021, com ações que possibilitem o fortalecimento das iniciativas advindas dos projetos acadêmicos a uma visão estratégica ativa de inserção no mercado e que possibilite impacto social”.

Impacto esse que repercutirá na comunidade toda trazendo a cultura empreendedora para o cotidiano das pessoas, de maneira sistematizada. Segundo Handson Pimenta, diretor da DIPEQ-CNAT, é necessário incentivar o engajamento dos estudantes: “Precisamos definir temáticas e montar estratégias para engajar nossos alunos de diversas áreas e nível de formação, as disciplinas, projetos integradores e outras ações de ensino e pesquisa”. E assim, a engrenagem gira, integrando Pesquisa, Ensino e Extensão através do empreendedorismo.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com