Categorias
Notícias

DIPEQ realiza integração de grupos de pesquisa e ITNC com a CAERN

Na tarde desta quarta-feira, dia 6 de março de 2024, um encontro marcou a agenda da Diretoria de Pesquisa e Inovação (DIPEQ/CNAT). Em uma reunião estratégica, os representantes da DIPEQ se reuniram com a Diretoria de Operação e Manutenção da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), buscando uma parceria promissora. O objetivo? Estabelecer uma ponte sólida entre os grupos de pesquisa do CNAT e os profissionais da CAERN, visando à cocriação de soluções para enfrentar desafios operacionais e administrativos da Companhia.

Durante o encontro, diversas demandas foram apresentadas pela CAERN, todas elas refletindo o compromisso da empresa com a excelência e a inovação. Entre as questões de destaque estão a necessidade urgente de estudos relacionados à avaliação de riscos e à elaboração de planos de contingência, a realização de estudos ambientais abrangendo temas como PCA (Plano de Controle Ambiental) e PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos), além da automação de processos como uma estratégia para otimizar operações. Além disso, foi ressaltada a importância de capacitações nas esferas operacionais e administrativas, visando aprimorar a equipe da CAERN e, por fim, a implementação de práticas de sustentabilidade inteligente.

Os professores Cleber Lucena (DIAREN) e Edilson Silva Júnior (DIACIN) discutiram soluções relacionadas aos estudos de avaliação de risco e plano de contingência com os profissionais da CAERN – Leda Cabral, Ewerton Siqueira e Maria Luísa Medeiros. Os professores são pesquisadores do Laboratório de Avaliação de Riscos do CNAT/IFRN.

Em relação aos estudos ambientais, uma equipe de professores do Núcleo de Estudos de Saneamento Básico (NESB) se reuniram com Araceli Ratis da CAERN e aprofundaram sobre potenciais soluções e o engajamento do mestrado profissional, bem como o núcleo de prática profissional da DIAREN. Participaram pelo NESB, as professoras Dayana Torres (vice coordenadora do PPgUSRN), Ceres Dantas (Coordenadora do Núcleo de Extensão e Prática Profissional em Saneamento Ambiental – NEPPSA) e o professor André Calado (Pesquisador sênior do NESB).

Na discussão sobre a automação dos processos e inovação para a CAERN, foram realizadas visitas as dependências da Incubadora Tecnológica Natal Central – ITNC, além do Laboratório CNAT Maker, Laboratório de Informação, Comunicação e Automação – Prof Allyson Amilcar Angelus – LAICA e a Empresa VTECH incubada na ITNC. A visita foi coordenada pela gestora da ITNC Claudine Carrilho, pelo professor Ivanilson França (LAICA) e o pesquisador Fábio Augusto (CNAT Maker). De forma geral, as visitas permitiram que os profissionais da CAERN conhecessem o potencial da Incubadora e dos Laboratórios no desenvolvimento tecnológico e inovação. Ao término da visita, ficou acordado uma visita a mini-estação de tratamento de água na sede da Companhia para discussão de aplicações de automação de processos e inovação, juntamente com os profissionais José Xavier, Bruno Gomes e Ivan Cruz.

Finalmente, capacitações nas áreas operacionais e administrativas da CAERN e o processo de desenvolvimento e implementação de práticas de sustentabilidade inteligente e ESG foram abordadas pelo Núcleo de Estudos em Sustentabilidade Empresarial (NESE) do IFRN. O NESE foi representado pelo professor Handson Pimenta e a pedagoga Carmem Praxedes. Já a CAERN, foi representada pelas profissionais Marianny Vasconcelos,  Nadja Sousa  e Marília Lima.

Esse encontro representa um passo crucial em direção à inovação colaborativa, unindo expertises e recursos em prol de um objetivo comum: o aprimoramento dos serviços de abastecimento de água e saneamento básico no Rio Grande do Norte. A sinergia entre a DIPEQ/CNAT e a CAERN promete não apenas enfrentar os desafios atuais, mas também pavimentar o caminho para um futuro mais resiliente e sustentável para todos os envolvidos.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com