Categorias
Grupos de pesquisa

Núcleo de Pesquisa em Ensino e Linguagens

9b993a0a-4d2b-4e3a-9ef8-ce4cc737a603

Núcleo de Pesquisa em Ensino e Linguagens

Área:Lingüística, Letras e Artes; Letras

Diretoria: DIAC

Integrantes: 11

Produções: 290

Repercussão: O NUPEL funciona regularmente desde 2004 e conta com a participação de alunos e professores de línguas do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Atualmente, desenvolvemos pesquisas relacionadas aos mais diversos temas da linguística e da linguística aplicada: oralidade, escrita, ensino e aprendizagem de línguas, estudos do léxico, interculturalidade, variação linguística, tratamento didático da literatura, formação docente e literatura, história e memória. Temos livros organizados e capítulos publicados, eventos organizados e trabalhos apresentados pelos integrantes em eventos locais, nacionais e internacionais, além de projetos de extensão e de pesquisa vinculados ao IFRN.

E-mail: nupel.ifrn.cnat@gmail.com

Linhas de pesquisa: Ensino e Aprendizagem de Línguas e formação docente; Heterogeneidade linguística e estudos do léxico; Literatura, história e memória – Foco em: narrativas de extração histórica e/ou de testemunho; Literatura, leitura e ensino; Língua(gem), Interculturalidade e Ensino de Línguas; Oralidade, escrita e ensino de línguas; Variação e ensino de línguas estrangeiras

Ano de formação: 2004

Lattes: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/14079

Site:

Líder

Nome: Carla Aguiar Falcão

E-mail: carla.falcao@ifrn.edu.br

Segundo líder

Nome: Girlene Moreira da Silva

E-mail: girlene.moreira@ifrn.edu.br

Produções
  • Letras – Espanhol
    2023 A Literatura Hispanoamericana no Ensino do Espanhol como língua estrangeira no ensino médio: abordagens e estratégias para motivar os alunos no contexto do PIBID.
    Aluno(a): Márcio Kennedy de Freitas Procópio
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • Letras – Espanhol
    2023 Compreensão e produção oral em aulas de espanhol no programa residência pedagógica e o uso das novas tecnologias: relato de experiência docente no IFRN
    Aluno(a): Ewínia Rayane Melo dos Santos
    Orientador(a): Carla Aguiar Falcão
  • Licenciatura em Letras Espanhol
    2023 COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM AULAS DE ESPANHOL NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O USO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE NO IFRN
    Aluno(a): Ewinia Rayane Melo dos Santos
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • Licenciatura em Letras Espanhol
    2023 CRENÇAS DE PROFESSORES DO CAMPUS NATAL-CENTRAL DO IFRN SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E O PÓSMÉTODO NAS AULAS DE LÍNGUAS
    Aluno(a): Maria Simonary Penha de Araújo
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • Letras – Espanhol
    2023 Ensino de Espanhol para o ensino médio: proposta didática para o ensino do léxico através da música.
    Aluno(a): Roysangela Themistocles Xavier de Araujo
    Orientador(a): Carla Aguiar Falcão
  • Letras – Espanhol
    2023 O lúdico: proposta didática com usos de jogos para aulas de espanhol como língua estrangeira
    Aluno(a): Christiany Maria Rodrigues Bezerra
    Orientador(a): Carla Aguiar Falcão
  • Licenciatura em Letras Espanhol
    2023 O NAPNE E A INCLUSÃO DE CEGOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA DO CAMPUS NATAL CENTRAL DO IFRN
    Aluno(a): Lorrana Loise da Cruz Aguiar
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • Letras – Espanhol
    2023 O NAPNE e a inclusão de cegos nos cursos de licenciatura do campus natal central do IFRN: diálogos entre a teoria e a prática
    Aluno(a): Lorrana Loise da Cruz Aguiar
    Orientador(a): Carla Aguiar Falcão
  • Letras – Espanhol
    2023 O tratamento didático do texto literário nas aulas de espanhol do IFRN: um estudo das crenças de alunos do ensino médio do Campus Parnamirim.
    Aluno(a): Alyne Gabriela Bernardino Xavier
    Orientador(a): Carla Aguiar Falcão
  • Licenciatura em Letras Espanhol
    2023 O TRATAMENTO DIDÁTICO DO TEXTO LITERÁRIO NAS AULAS DE ESPANHOL DO IFRN: UM ESTUDO DO PERFIL LEITOR E DAS CRENÇAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO CAMPUS PARNAMIRIM
    Aluno(a): Alyne Gabriela Bernardino Xavier
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • Licenciatura em Letras Espanhol
    2023 PRÁTICAS DOCENTES PARA FORMAÇÃO DE ALUNOS CEGOS NO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL DO IFRN: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
    Aluno(a): Natalia Radassa Idalino de Macedo
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • Letras – Espanhol
    2023 Práticas docentes para formação de alunos cegos no curso de letras português e espanhol do IFRN: trajetória, desafios e possibilidades
    Aluno(a): Natália Radassa Idalino de Macedo
    Orientador(a): Carla Aguiar Falcão
  • Letras – Espanhol
    2023 Tecnologias digitais nas aulas de E/LE durante programa residência pedagógica: análise do impacto do uso de recursos midiáticos na motivação de alunos do ensino médio
    Aluno(a): Marcos Vitor Barbosa dos Santos
    Orientador(a): Carla Aguiar Falcão
  • Licenciatura em Letras Espanhol
    2023 TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA DURANTE PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO IFRN: ANÁLISE DO IMPACTO DO USO DE RECURSOSMIDIÁTICOS NA MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
    Aluno(a): Marcos Vitor Barbosa dos Santos
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • Licenciatura em Letras Espanhol
    2022 A inclusão de cegos no curso de Letras Porutugês-Espanhol do IFRN: diálogos entre a teoria e a prática
    Aluno(a): Lorrana Loise da Cruz Aguiar
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • Letras – Espanhol
    2022 A inclusão de cegos no Curso de Letras Protuguês-Espanhol no IFRN: diálogos entre a teoría e a prática.
    Aluno(a): Lorrana Loise Da Cruz Aguiar
    Orientador(a): Carla Aguiar Falcão
  • Especialização em Literatura e Ensino
    2022 A literatura infantojuvenil nos anos finais do ensino fundamental
    Aluno(a): Ivana Patrícia de Souza Ramos Silva
    Orientador(a): Erika Bezerra Cruz de Macedo
  • Letras – Espanhol
    2022 Compreensão e produção oral em aulas de espanhol como língua estrangeira: propostas didáticas para o ensino médio com o uso das novas tecnologias.
    Aluno(a): Ewínia Rayane Melo dos Santos
    Orientador(a): Carla Aguiar Falcão
  • Licenciatura em Letras Espanhol
    2022 Crenças de alunos de E/LE do ensino médio do IFRN: um estudo comparativo entre o antes e o depois das auas com o tratamento didático do texto literario no Campus Parnamirim
    Aluno(a): Alyne Gabriela Bernardino Xavier
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • Letras – Espanhol
    2022 Crenças de alunos de E/LE do ensino médio do IFRN: um estudo comparativo entre o antes e o depois das aulas com o tratamento didático do texto literário no Campus Paramirim
    Aluno(a): Alyne Gabriela Bernardino Xavier
    Orientador(a): Carla Aguiar Falcão
  • Licenciatura em Letras Espanhol
    2022 Crenças de professores de espanhol do ensino médio integrado e superior do IFRN (Campus Natal Central) sobre os métodos de ensino de línguas estrangeiras e o pós-método para o ensino e aprendizagem de língua espanhola
    Aluno(a): Maria Simonary Penha de Araújo
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • Letras – Espanhol
    2022 Formação de professores de língua espanhola no IFRN/CNAT : crenças de alunos sobre a disciplina de fonética e fonologia
    Aluno(a): Keilha Emanuele do Nascimento Silva
    Orientador(a): Carla Aguiar Falcão
  • Mestrado
    2022 O ENSINO DE INGLÊS NO BRASIL E NA ESPANHA: Uma Análise Dialógica intercultural de resumos acadêmicos publicados no ano 2020
    Aluno(a): Pollyana Raquel de Morais Arcanjo
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • Letras – Espanhol
    2022 O PIBID e a formação docente inicial no curso de letras ? espanhol do IFRN : experiências no ensino remoto
    Aluno(a): Amanda Emmyle Lopes de Araújo
    Orientador(a): Carla Aguiar Falcão
  • Licenciatura em Letras Espanhol
    2022 O tratamento didático do texto literário em aulas de língua espanhola: propostas didáticas para o ensino médio remoto emergencial
    Aluno(a): Alessandra Helen de Souza França
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • Licenciatura em Letras Espanhol
    2022 O uso de tecnologias em aulas de E/LE: análise do impacto do uso de recursos midiáticos na motivação de alunos do ensino médio.
    Aluno(a): Marcos Vitor Barbosa dos Santos
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • Licenciatura em Letras Espanhol
    2022 PRÁCTICAS LETRADAS DIGITALES EN ESPAÑOL: UN ESTUDIO EXPLORATORIO SOBRE LA PARTICIPACIÓN DE JÓVENES LECTORES BRASILEÑOS DEL NORDESTE EN ESPACIOS DE AFINIDAD
    Aluno(a): Matheus Pinheiro dos Santos
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • Licenciatura em Letras Espanhol
    2022 PRÊMIO MIGUEL DE CERVANTES DE LITERATURA: UMA ANÁLISE DA PRESENÇA DAS TEMÁTICAS INDÍGENAS E AFRO-HISPÂNICAS NO PERÍODO DE 2010 A 2020
    Aluno(a): Henrique Adriano Fagundes da Silva Júnior
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • Licenciatura em Letras Espanhol
    2022 Práticas docentes para a formação de aluno cego no Curso de Letras Português-Espanhol do IFRN: trajetória, desafios e possibildiades.
    Aluno(a): Natalia Radassa Idalino de Macedo
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • Licenciatura em Letras Espanhol
    2022 Práticas letradas digitais no ensino de E/LE no IFRN: uso de Fanfics em aulas do eninso médio do Campus Parnamirim
    Aluno(a): Ana Karoliny Soares da Silva
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • Licenciatura em Letras Espanhol
    2022 Práticas letradas digitais no ensino e aprendizagem de E/LE
    Aluno(a): Matheus Pinheiro dos Santos
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • Letras – Espanhol
    2022 Prátics docentes para a formação de aluno cego no curso de Letras Português/Espanhol do IFRN: trajetória, desafios e possibilidades.
    Aluno(a): Natália Radassa Idalino de Macedo
    Orientador(a): Carla Aguiar Falcão
  • Licenciatura em Letras Espanhol
    2021 ANÁLISE DE ERROS NA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS DE ESPANHOL DO ENSINO MÉDIO DO IFRN
    Aluno(a): Nathasha Rayara Macedo Xavier da Silva
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • Licenciatura em Letras Espanhol
    2021 A relevância das disciplinas de cultura na formação inicial de professores de espanhol: estudo sobre as crenças de alunos e professores da Licenciatura em Letras Espanhol do IFRN
    Aluno(a): Patrícia Valerio da Silva
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • Comércio Exterior
    2021 Cabotagem: Uma análise sobre os aspectos regulatórios do Projeto de Lei n° 4.199/2020.
    Aluno(a): Vitória Caroline Varela de Souza
    Orientador(a): Sandro Luis de Sousa
  • Licenciatura em Letras Espanhol
    2021 DA SANÇÃO DA LEI 11.161/05 AOS DIAS ATUAIS: PRINCIPAIS MUDANÇAS NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DE ESPANHOL DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE NATAL/RN
    Aluno(a): Isabel Angelo do Nascimento
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • Licenciatura em Letras Espanhol
    2021 Da sanção da lei11.161/05 aos dias atuais: principais mudanças na prática docente de professores de língua espanhola no ensino médio de escolas públicas estaduais do município de Natal/RN.
    Aluno(a): Isabel Angelo do Nascimento
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • Especialização em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Campus A
    2021 Ligue o Microfone, Abra a Câmera e Reinvente-se: o desafio do professor nas aulas remotas
    Aluno(a): Mikael Gomes Braga
    Orientador(a): Sandro Luis de Sousa
  • Especialização em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Campus A
    2021 O Ensino de Línguas Estrangeiras Mediado por Tecnologias Digitais: habilidades linguístico-comunicativas integradas a plataformas interativas
    Aluno(a): Larissa Pinheiro Xavier
    Orientador(a): Sandro Luis de Sousa
  • Letras – Espanhol
    2021 O tratamento didático da Literatura no ensino de Língua Espanhola na escola: Propostas didáticas para o desenvolvimento da oralidade no ensino remoto emergencial
    Aluno(a): Khalí Gomes Ferreira
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • Licenciatura em Letras Espanhol
    2021 O tratamento didático do texto literário em aulas de E/LE: propostas didáticas para o ensino remoto no ensino médio.
    Aluno(a): FERNANDA BORGES DE ARAÚJO
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • Especialização em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Campus A
    2021 Percurso Formativo e Reflexões de Saberes Docentes na Pós-Graduação: uma análise balizada em perspectivas freirianas
    Aluno(a): Luiz Antonio da Silva dos Santos
    Orientador(a): Sandro Luis de Sousa
  • Letras – Espanhol
    2021 Proposta didática para o desenvolvimento da produção oral em língua espanhola a partir do uso de séries de TV.
    Aluno(a): Joisa Cruz de Medeiros
    Orientador(a): Carla Aguiar Falcão
  • Especialização em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Campus A
    2021 Vivências Empreendidas no Curso de Especialização em Tecnologias Educacionais e Educação à Distância do IFRN
    Aluno(a): Bruno Claytton Oliveira da Silva
    Orientador(a): Sandro Luis de Sousa
  • Licenciatura em Letras Espanhol
    2020 Leitura do texto literário para a terceira idade: propostas didáticas para as aulas de Espanhol como Língua Estrangeira no IFRN.
    Aluno(a): Thais Vieira Da Silva Oliveira
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • Licenciatura em Letras Espanhol
    2019 Análise de erros na produção oral: um estudo com alunos da Licenciatura em Letras Espanhol do IFRN
    Aluno(a): Luciana Silva da Penha
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E MAT
    2019 Análise do livro didático de língua portuguesa do 4º ano nas práticas pedagógicas interdisciplinares à luz da transdisciplinaridade
    Aluno(a): Magnólia de Carvalho Pessoa Pereira
    Orientador(a): Vanilton Pereira da Silva
  • ESPECIALIZ EM ENSINO DE LÍNG PORT E MATEMÁT EM UMA PERSPECT TRANSDISCIPLINA
    2019 Análise do livro didático de português de forma transdisciplinar na turma do 4º ano
    Aluno(a): Olívia Neta de Souza
    Orientador(a): Vanilton Pereira da Silva
  • Especialização em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância da Direto
    2019 AS CONTRIBUIÇÕES DAS TICs PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
    Aluno(a): Lucicléa Gomes Beserra Tomaz
    Orientador(a): Vanilton Pereira da Silva
  • Letras – Espanhol
    2019 Aspectos culturales en el libro didáctico de lengua extranjera (español) ? Confluencia
    Aluno(a): Isabella Larice Avelino de Oliveira
    Orientador(a): Carla Aguiar Falcão

  • 2019 As representações do erótico em Cassandra Rios: um discurso transgressor e estereotipado?
    Aluno(a): MARINA FERREIRA LOPES EVANGELISTA
    Orientador(a): Gilvando Alves de Oliveira
  • CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E MAT
    2019 A ética no ensino de língua portuguesa: considerações da variedade linguística como marca cultural das comunidades
    Aluno(a): Flávia Mayara Félix Dantas
    Orientador(a): Vanilton Pereira da Silva
  • Licenciatura em Letras Espanhol
    2019 Crenças de professores de Espanhol do ensino médio do IFRN-Campus Natal Central sobre as teorias de aquisição de língua estrangeira
    Aluno(a): Bárbara Santana de Moura
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E MAT
    2019 Ensino interdisciplinar e transdisciplinar: vencendo os paradigmas do conhecimento
    Aluno(a): Lucinete Pedro de Souza
    Orientador(a): Vanilton Pereira da Silva
  • Letras – Língua Portuguesa
    2019 ESTÁGIO À DOCÊNCIA EM LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
    Aluno(a): JANDARA ASSIS DE OLIVEIRA ANDRADE
    Orientador(a): Gilvando Alves de Oliveira
  • Licenciatura em Espanhol
    2019 Leitura literária em aulas de língua espanhola na Residência Pedagógica do IFRN
    Aluno(a): Mariana Carla Augusto de Lima
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E MAT
    2019 Metodologia de leitura e escrita numa perspectiva transdisciplinar: a consciência fonológica como parte integrante da competência metalinguística
    Aluno(a): Suzana Maria Ferreira
    Orientador(a): Vanilton Pereira da Silva
  • Letras – Língua Portuguesa
    2019 O fogo que nasce de dentro delas: um olhar sobre a voz do desejo feminino em "Fogo (só ara homens)", de Adelaide Carraro
    Aluno(a): Matheus Silva de Souza
    Orientador(a): Gilvando Alves de Oliveira
  • Licenciatura em Letras Espanhol
    2019 Orientação no projeto de extensão Programa Saúde e Cidadania na Melhor Idade – Centro de Promoção à Saúde do Idoso
    Aluno(a): Andriese Sotero da Silva
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • Letras – Língua Portuguesa
    2019 Política e sexo na obra de Adelaide Carraro: do texto literário ao cinema
    Aluno(a): MATHEUS SILVA DE SOUZA
    Orientador(a): Gilvando Alves de Oliveira
  • Licenciatura em Espanhol
    2019 Propostas didáticas para a produção oral em língua espanhola no ensino médio de escolas públicas
    Aluno(a): Márcia Maria de Azevedo Ribeiro
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • Letras – Língua Portuguesa
    2019 Repressão, transgressão e sexualidade em Adelaide Carraro
    Aluno(a): MATHEUS SILVA DE SOUZA
    Orientador(a): Gilvando Alves de Oliveira
  • Letras – Língua Portuguesa
    2019 Vozes em conflito no desejo feminino: discurso religioso e sexualidade em ?A Paranóica?, de Cassandra Rios.
    Aluno(a): MARINA FERREIRA LOPES EVANGELISTA
    Orientador(a): Gilvando Alves de Oliveira
  • ESPECIALIZAÇÃO EM LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
    2018 A imposição de regras gramático-textuais inviabilizando o processo de estudo e aprendizado no ensino da disciplina de Língua Portuguesa
    Aluno(a): CHRISTOFFER CARVALHO MEDEIROS
    Orientador(a): Gilvando Alves de Oliveira
  • ESPECIALIZAÇÃO EM LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
    2018 As contribuições da Literatura de Cordel para o ensino
    Aluno(a): FRANCISCO DAS CHAGAS SOUZA
    Orientador(a): Gilvando Alves de Oliveira
  • Licenciatura em Espanhol
    2018 CONCEPÇÕES CULTURAIS PRESENTES NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO CERCANÍA JOVEN 1
    Aluno(a): Amanda Karollyne Rodrigues Lima
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • ESPECIALIZAÇÃO EM LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
    2018 Leitura: proposta de leitura de fábula e a sua interpretação
    Aluno(a): FRANCISCA NUNES DA SILVA
    Orientador(a): Gilvando Alves de Oliveira
  • ESPECIALIZAÇÃO EM LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
    2018 Literatura em sala de aula: metodologia de ensino para análise reflexiva de um poema
    Aluno(a): RAFAEL XAVIER DO NASCIMENTO
    Orientador(a): Gilvando Alves de Oliveira
  • ESPECIALIZAÇÃO EM LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
    2018 Os gêneros textuais e sua abordagem no livro didático de Língua Portuguesa
    Aluno(a): MARIA DA CONCEIÇÃO DE SOUZA
    Orientador(a): Gilvando Alves de Oliveira
  • Licenciatura em Espanhol
    2018 O TEXTO LITERÁRIO NAS AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INTERCULTURAL E O PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO
    Aluno(a): Joziel Lima de Souza
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • ESPECIALIZAÇÃO EM LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
    2018 Produção do gênero fábula por meio do provérbio por alunos do 6 ano do fundamental: uma sequência didática pela escrita, reescrita e digitação do gênero
    Aluno(a): ELAINE CRISTINA SILVA DE MEDEIROS
    Orientador(a): Gilvando Alves de Oliveira
  • Licenciatura em Espanhol
    2018 PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
    Aluno(a): Maria Tereza Vieira da Costa
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • ESPECIALIZAÇÃO EM LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
    2018 Sequência didática: metodologia de ensino reflexiva da literatura em sala de aula
    Aluno(a): EMANUELLE COSTA TARGINO
    Orientador(a): Gilvando Alves de Oliveira

  • 2017 A construção da linguagem erótica, na literatura e no cinema, em Adelaide Carraro
    Aluno(a): YURI FREIRE DE ALMEIDA
    Orientador(a): Gilvando Alves de Oliveira
  • Letras
    2017 A construção da linguagem erótica, na literatura e no cinema, em Cassandra Rios
    Aluno(a): Yuri Bortone
    Orientador(a): Gilvando Alves de Oliveira
  • Letras – Espanhol
    2017 A importância da elaboração de um material didático de língua estrangeira para a terceira idade numa perspectiva acolhedora
    Aluno(a): Hosana Emannueli Costa Alves
    Orientador(a): Carla Aguiar Falcão
  • Licenciatura em espanhol
    2017 A intersecção variacionista do português padrão e não-padrão existente na fala pessoas da cidade de Natal
    Aluno(a): JOZIEL LIMA DE SOUZA
    Orientador(a): Francisca Elisa de Lima Pereira
  • Letras – Espanhol
    2017 Análise de erros de interlíngua na produção escrita de alunos da Licenciatura em Espanhol do IFRN
    Aluno(a): Louise Alane Martins Barbosa
    Orientador(a): Carla Aguiar Falcão
  • Licenciatura em espanhol
    2017 A ORALIDADE NO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PÚBLICA EM UM CONTEXTO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA
    Aluno(a): ALANA ARAÚJO COSTA RAMALHO
    Orientador(a): Francisca Elisa de Lima Pereira
  • Letras – Espanhol
    2015 A formação de professores para a educação a distância no IFRN
    Aluno(a): Natália Fernandes Assunção Lopes
    Orientador(a): Carla Aguiar Falcão
  • CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E MAT
    2015 A MOTIVAÇÃO NAS PRÁTICAS DE LEITURA NA PERSPECTIVA DA INTERLIGAÇÃO DOS SABERES
    Aluno(a): TALITA DANIELY O. COSTA
    Orientador(a): Vanilton Pereira da Silva
  • CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E MAT
    2015 A motivação nas práticas de leitura na perspectiva da interligação dos saberes – um olhar sobre as atividades leitoras em sala de aula da Escola Municipal Professora Maria Gorete de Carvalho Macedo na cidade de Upanema/RN
    Aluno(a): Talita Daniely de Oliveira
    Orientador(a): Vanilton Pereira da Silva
  • Letras – Espanhol
    2015 Análise do material didático de espanhol da EAD/IFRN a partir da perspectiva da competência sociocultural
    Aluno(a): Lidiane Freire Ferreira da Silva
    Orientador(a): Carla Aguiar Falcão
  • CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E MAT
    2015 A transdisciplinaridade na educação infantil e o desenvolvimento da aprendizagem
    Aluno(a): Cleide Bezerra
    Orientador(a): Vanilton Pereira da Silva
  • CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E MAT
    2015 BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS E JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM VIÉS PARA A TRANSDISCIPLINARIDADE
    Aluno(a): WIDNA CLAUDIA AIRES DE CARVALHO
    Orientador(a): Vanilton Pereira da Silva
  • CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E MAT
    2015 Como trabalhar de maneira transversal e ética a cidadania no ensino de Língua Portuguesa
    Aluno(a): Tassyana Thálita Barbosa Silva
    Orientador(a): Vanilton Pereira da Silva
  • Especialização em Literatura e Ensino
    2015 Concepção de literatura dos concluintes do curso de Pedagogia
    Aluno(a): Juma Firmo de Oliveira
    Orientador(a): Erika Bezerra Cruz de Macedo
  • Especialização em Literatura e Ensino
    2015 ?Feijão cum côve" e "Vozes da seca": canções de protesto de Luiz Gonzaga e suas relações de nordestinidade
    Aluno(a): Rejanilson Moura Monteiro
    Orientador(a): Erika Bezerra Cruz de Macedo
  • Curso de Especialização em Literatura e Ensino
    2015 Literatura e Identidade cultural: perspectivas didáticas para o texto literário em sala de aula.
    Aluno(a): Lucineide Maia de Oliveira
    Orientador(a): Marília Maia Saraiva
  • CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E MAT
    2015 MATERIAL DIDÁTICO: UMA ALTERNATIVA DO ENSINO TRANSDISCIPLINAR NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA
    Aluno(a): SYLMARA ALVES DE FREITAS
    Orientador(a): Vanilton Pereira da Silva
  • CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E MAT
    2015 OS MATERIAIS DIDÁTICOS NA EDUCAÇAO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES E PROPOSIÇÕES
    Aluno(a): SAMARA KALINE PEREIRA JÁCOME
    Orientador(a): Vanilton Pereira da Silva
  • CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E MAT
    2015 Os materiais didáticos na Educação de Jovens e Adultos: reflexões e proposições
    Aluno(a): Samara Kaline Pereira Jácome
    Orientador(a): Vanilton Pereira da Silva
  • Especialização em Literatura e Ensino
    2015 Resgatando a memória pela poesia folclórica nas práticas de leitura na escola
    Aluno(a): Suênia Marques Almeida Dias de Araújo
    Orientador(a): Erika Bezerra Cruz de Macedo
  • Curso de Especialização em Literatura e Ensino
    2015 Um olhar crítico sobre a poesia marginal de Carolina Maria de Jesus no contexto educativo
    Aluno(a): Maria Silvaneide Leite Gomes
    Orientador(a): Marília Maia Saraiva
  • Curso de Especialização em Literatura e Ensino
    2014 A poética da diversidade na canção de Gilberto Gil
    Aluno(a): Clécia Rejane de Aguiar
    Orientador(a): Marília Maia Saraiva
  • Letras – Espanhol
    2014 Contato linguístico na fronteira entre Uruguai e Brasil – poemas em ?fronterizo?
    Aluno(a): Jéssica Torres Mendes
    Orientador(a): Carla Aguiar Falcão
  • Letras – Espanhol
    2014 CRENÇAS DOS ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE CARAÚBAS/RN SOBRE O PAPEL DA LEITURA EM LÍNGUA ESPANHOLA NA SALA DE AULA
    Aluno(a): Lenira Queiroz de Oliveira
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • Letras – Espanhol
    2014 DIFICULDADES E DESAFIOS ENCONTRADOS NA EAD: QUEBRANDO PARADIGMAS CONTRA O PRECONCEITO
    Aluno(a): Maria Elineuza de Queiroz
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • Letras – Espanhol
    2014 ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA NO ENSINO MÉDIO
    Aluno(a): Valiene Neres de Araújo
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • Licenciatura em Espanhol
    2014 LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO DE ESPANHOL NO IFRN: UM ESTUDO SOBRE AS CRENÇAS DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DOS CAMPI DE NATAL
    Aluno(a): Renata Arnaud de Lucena Praxedes
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • Curso de Especialização em Literatura e Ensino
    2014 Leitura Literária: uma abordagem metodológica a partir do processo gradativo de leitura
    Aluno(a): Márcia Carla de Araújo
    Orientador(a): Marília Maia Saraiva
  • Licenciatura em Espanhol
    2014 O ENSINO DA ESCRITA DO ESPANHOL NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE O CURSO DE LETRAS ESPANHOL DO CAMPUS EAD DO IFRN
    Aluno(a): Silvânia Francisca Dantas
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • Licenciatura em Espanhol
    2014 OS GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO MÉDIO
    Aluno(a): Lenilza Tayze Oliveira de Assis
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • Letras – Espanhol
    2014 O USO DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO DE ESPANHOL NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE AS CRENÇAS E A PRÁTICA DOCENTE DOS BOLSISTAS PIBID DO IFRN DO CAMPUS NATAL CENTRAL
    Aluno(a): Hayanny Dymara Borges de Melo
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • Letras – Espanhol
    2014 Temas sociais presentes em canções: propostas didáticas para a formação cultural de alunos de língua espanhola
    Aluno(a): Emanuel Aquino de Lima
    Orientador(a): Carla Aguiar Falcão

  • 2013 A importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais de Ensino Fundamental
    Aluno(a): Simara Suely de Melo Araújo Lima
    Orientador(a): Vanilton Pereira da Silva
  • Licenciatura em espanhol
    2013 Análise da conversação para o ensino de espanhol
    Aluno(a): Francisco Leilson da Silva
    Orientador(a): Francisca Elisa de Lima Pereira
  • Letras – Espanhol
    2013 As crenças dos licenciandos sobre a pronúncia do espanhol como língua adicional
    Aluno(a): Luana Jacinta Araújo dos Santos
    Orientador(a): Carla Aguiar Falcão

  • 2013 Diferenças fonéticas e fonológicas entre a fala de um brasileiro e um irlandês que está aprendendo o idioma português
    Aluno(a): James Dean da Silva Borges
    Orientador(a): Vanilton Pereira da Silva
  • Curso de Especialização em Literatura e Ensino
    2013 Identidade Cultural e ensino: uma análise de Angélica, de Lygia Bojunga
    Aluno(a): Jocineide Leite da Costa e Sousa
    Orientador(a): Marília Maia Saraiva
  • Licenciatura em Espanhol
    2013 O PERFIL LEITOR DOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO DE LAGOA DE VELHOS – RN
    Aluno(a): Elíria Carvalho Souza
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • Licenciatura em espanhol
    2013 Relação entre os atos de fala e a interação em sala de aula
    Aluno(a): Cássia de Paula Campos Calado
    Orientador(a): Francisca Elisa de Lima Pereira
  • Licenciatura em Espanhol
    2013 RELAÇÃO INTERPESSOAL: uma análise da distância na interação professor/aluno
    Aluno(a): Cássia de Paula Campos Calado
    Orientador(a): Francisca Elisa de Lima Pereira
  • Letras – Espanhol
    2012 A importãncia da utilização da música no processo de ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira (E/LE)
    Aluno(a): Maykon Dennys Barros Pereira
    Orientador(a): Carla Aguiar Falcão
  • Letras – Espanhol
    2012 O ensino de espanhol no curso preparatório para vestibular: a atividade lúdica como estratégia motivacional para a aprendizagem do léxico.
    Aluno(a): Cristiane Monteiro Dantas
    Orientador(a): Carla Aguiar Falcão
  • Letras – Espanhol
    2012 Parlache: o papel da metonímia no processo de formação das palavras
    Aluno(a): Francisco Fábio Lima da Costa
    Orientador(a): Carla Aguiar Falcão
  • Licenciatura em espanhol
    2011 A constituição do texto falado
    Aluno(a): Cássia de Paula de Campos Calado / Gabriela da S. Cruz
    Orientador(a): Francisca Elisa de Lima Pereira
  • Licenciatura em espanhol
    2011 Análise da Conversação aplicada ao ensino de espanhol
    Aluno(a): Cássia de Paula de Campos Calado/ Gabriela da Silva Cruz
    Orientador(a): Francisca Elisa de Lima Pereira
  • Licenciatura em espanhol
    2011 Aula de Espanhol: um campo para a Análise da Conversação
    Aluno(a): Francisco Leilson da Silva/ Alana Manuela A. dos Santos
    Orientador(a): Francisca Elisa de Lima Pereira
  • Leitura e Produção de Textos
    2011 Leitura e escrita no presídio: observações sobre o estudo de Língua materna no âmbito do presídio estadual de Alcaçuz -RN
    Aluno(a): PAULO PESSOA DE QUEIROZ
    Orientador(a): Gilvando Alves de Oliveira
  • Curso de Especialização em Literatura e Ensino
    2011 Prática docente: propostas para o ensino da Literatura na Escola Estadual Coronel Solon
    Aluno(a): Marcos Bizerra de Souza
    Orientador(a): Marília Maia Saraiva
  • Letras (Língua Espanhola)
    2010 Crenças com Relação ao Ensino da Oralidade no Ensino Médio: Estudo com Docentes oriundos do Curso de Formação de Professores de Espanhol oferecido pelo Estado do RN
    Aluno(a): Suziana Sabino Lopes
    Orientador(a): Carla Aguiar Falcão
  • Letras – Língua Portuguesa
    2010 Docência Assistida
    Aluno(a): ROBSON TEOTÔNIO DA SILVA
    Orientador(a): Gilvando Alves de Oliveira
  • Licenciatura em espanhol
    2010 Especificidades da modalidade oral no ensino de espanhol
    Aluno(a): Cássia de Paula Campos Calado
    Orientador(a): Francisca Elisa de Lima Pereira
  • Letras (Língua Espanhola)
    2010 O Ensino dos Elementos Segmentais da Pronúncia em aulas de Língua Estrangeira (LE) em um Curso de Licenciatura em Espanhol
    Aluno(a): Liane Dalila Ferreira de Moraes
    Orientador(a): Carla Aguiar Falcão
  • Letras (Língua Espanhola)
    2010 Os Erros Gramaticais na Interlíngua Escrita de Brasileiros Aprendizes de Espanhol do CAMEAM/UERN
    Aluno(a): Jocimar Cesário da Costa
    Orientador(a): Carla Aguiar Falcão
  • Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Letras)
    2009 O USO DE MATERIAL AUTÊNTICO EM AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (E/LE)
    Aluno(a): Ana Kelly S. Albuquerque
    Orientador(a): Girlene Moreira da Silva
  • Leitura e Produção de Textos
    2008 O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E OS MECANISMOS DE COESÃO
    Aluno(a): ROSÂNGELA OLIVEIRA COSTA
    Orientador(a): Gilvando Alves de Oliveira
  • Leitura e Produção de Textos
    2008 TEXTO, GÊNERO E SEQUÊNCIA NARRATIVA – UMA MELHOR ABORDAGEM PARA A INTERAÇÃO COMUNICATIVA
    Aluno(a): MARILEIDE PADRE DA SILVA SOARES
    Orientador(a): Gilvando Alves de Oliveira
  • Tecnologia em produção publicitária
    2006 Gêneros textuais: caracterização e aplicabilidade pedagógica
    Aluno(a): Jordana Magalhães da Silva
    Orientador(a): Francisca Elisa de Lima Pereira
  • Letras
    2001 Os Estrangeirismos
    Aluno(a): Micheline Medeiros de Souza
    Orientador(a): Sandro Luis de Sousa

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com