Pesquisas do Campus Natal-Central alcançam três primeiros lugares no Minascon

29/11/2021 – Trabalhos premiados sobre BIM foram desenvolvidos pelo GIP do CNAT

Entre os dias 23 e 25/11, aconteceu o maior evento da construção civil de Minas Gerais: o Minascon. A iniciativa teve como foco: inovação, produtividade e sustentabilidade.

Durante o evento, ocorreu o “Encontro Acadêmico de Building Information Modeling (BIM) de Minas Gerais – EABIM”. O encontro aconteceu com o propósito de gerar interface entre as instituições de ensino, tanto técnico quanto superior, e o mercado de áreas como Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação. A partir desse diálogo, a meta é a propagação de conceitos BIM e a capacitação técnica em todos os níveis dessa área.

Na ocasião, houve a premiação dos trabalhos que mais se destacaram na área de Pesquisa BIM, em nível nacional. Dentre eles, três pesquisas desenvolvidas por alunos e ex-estudantes do Campus Natal-Central do IFRN. Na autoria dos trabalhos premiados, também estiveram pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisa em Integração de Projetos (GIP), sob a orientação dos docentes Josyanne Giesta e Alfredo Costa Neto. Os pesquisadores alcançaram os três primeiros lugares dentre os cinco trabalhos premiados. Além do IFRN, a Universidade Federal de Juiz de Fora e a Universidade Federal de Minas Gerais ficaram com as colocações seguintes.

O primeiro lugar foi para o artigo intitulado “A Economia Circular Aplicada ao Setor da Construção Civil e o BIM: Um Mapeamento Sistemático da Literatura”, de autoria das ex-alunas Thalita Giesta e Emilha Lira, do Curso Técnico Integrado em Edificações. A segunda colocação foi para a pesquisa “Fluxo de Modelagem 3D para Uso BIM 4D –  Aplicação Prática e Proposta de Refinamento em um Grupo de Pesquisa do RN”, dos estudantes do Curso Técnico Integrado em Edificações Leo Azevedo e Daniel de Oliveira. Já a terceira premiação foi para o trabalho “Diretrizes para o Desenvolvimento de um Sistema de Classificação da Informação para uso na Metodologia BIM” de Weyssmuller Olives, aluno do Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios.

As premiações colocam em evidência a relevância nacional das pesquisas BIM desenvolvidas pelo GIP do Campus Natal-Central do IFRN.