Categorias
Notícias

Projeto do CNAT é aprovado na “20ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE 2022”

28/12/2021 – Pesquisa foi contemplada na categoria Engenharia Eletrônica.

No último dia 20/12, foi divulgado o resultado da 20ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE 2022. O projeto “PROTÓTIPO DE SISTEMA AUTOMATIZADO PARA MANEJO EFICIENTE DE ÁGUA DE CHUVA” é de autoria dos alunos Fábio Augusto Silva Costa (4 º ano TMS) e Ian Silva Cruz de Medeiros(2º ano TMS). Orientada pelo professor Anderson Eugênio Silva da Costa (DIATINF), a proposta foi aprovada na categoria Engenharia Eletrônica.

 O projeto está vinculado ao grupo de pesquisa Laboratório de Eletrônica Aplicada (LEA) – DIATINF. A iniciativa, que faz parte do Edital nº 04/2021 – DIPEQ/CNAT/IFRN, tem como objetivo desenvolver um protótipo de Sistema automatizado para promover o reuso consciente da água de chuva para irrigação. A proposta diz respeito à utlização de diversos sensores eletrônicos, microcontroladores e o protocolo de comunicação MQTT, firmando a conexão do projeto com o conceito de internet das coisas (IoT). Até o momento, o estudo apresenta resultados considerados “satisfatórios” pelos pesquisadores, na medida em que “seu desenvolvimento segue sendo foco de nossas atenções”, ressaltou o orientador Anderson Costa. 

A feira acontecerá no formato híbrido e, na próxima etapa, os estudantes finalistas terão a oportunidade de apresentar seus projetos. A apresentação será realizada através das bancas virtuais que acontecerão no período de 10 a 13 de janeiro de 2022. A partir dessas avaliações, que serão realizadas em janeiro, aproximadamente 70 projetos finalistas serão convidados para participar das atividades presenciais previstas para acontecer de 21 a 25 de Março de 2022, na USP, em São Paulo.

Confira os resultados:

Lista de contemplados

Resultado Projeto