Categorias
Notícias

Aluna de Gestão Pública receberá o “Prêmio Guerreiro Ramos de Inovação” Edição 2021

15/12/2021 – Premiação é referência na área de Gestão Pública

Aluna do Campus Natal-Central (CNAT), integrante do Grupo de pesquisa EOc, receberá o “Prêmio Guerreiro Ramos de Inovação na Gestão Pública – Edição 2021”, do Conselho Federal de Administração – CFA. Laís Stéphanie Bazílio da Silva, do curso de Gestão Pública, conquistou o 1º lugar na categoria “Pesquisa Científica”, com o estudo “A cadeia de valor da inovação na gestão em saúde: O caso LAIS”. O trabalho premiado é um artigo oriundo de uma pesquisa desenvolvida para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Curso de Gestão Pública.

A pesquisa foi orientada pela professora Marli de Fátima Ferraz da Silva Tacconi (DIATINF/CNAT). No desenvolvimento da pesquisa, foram entrevistados os pesquisadores do LAIS, Ricardo Valentim (Coordenador) e Kelson Medeiros. O Lais é referência em ciência, tecnologia e inovação, no Rio Grande do Norte, com a plataforma “RN Mais Vacina”. 

De acordo com a docente orientadora, Marli Tacconi, “O trabalho teve como foco central analisar a cadeia de valor que as inovações desenvolvidas pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) geram em termos de valor para a saúde pública. A pesquisa demonstrou que o LAIS incorpora as fases da cadeia de valor da inovação em seus projetos, cria formas inovadoras de controle, transparência e gestão, necessárias para promover accontability, algo indispensável para a gestão pública. Além disso, desenvolve sistemas para uma verdadeira gestão estratégica, bem como busca demonstrar os valores produzidos por seu trabalho e por suas atividades para a sociedade, por meio das mídias sociais e da imprensa”.

Segundo a professora, “A principal contribuição do trabalho foi mostrar a importância de incorporar a inovação na estrutura das instituições públicas, para a melhoria de seus processos e serviços, pois há grandes problemas a serem solucionados, sendo a inovação uma importante ferramenta. Além disso, a pesquisa demonstrou que é necessário investir na criação de políticas que fomentem as inovações, a ciência, pesquisa, o incentivo e a tecnologia, pois são instrumentos capazes de proporcionar mudanças necessárias para a sociedade”.

A aluna do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública é integrante do Grupo de Pesquisa Estudos Organizacionais e Cooperação, do Campus Natal-Central do IFRN. A estudante foi bolsista de iniciação científica, tem publicação em co-autoria em artigo e capítulo de livro. O “Prêmio Guerreiro Ramos” visa estimular o desenvolvimento e o compartilhamento de práticas inovadoras de gestão e de pesquisas cientificas na área da Administração Pública, através do reconhecimento de trabalhos que sirvam de referência ou de inspiração para outras iniciativas capazes de transformar e melhorar continuamente a gestão pública brasileira. Como primeira colocada, a aluna receberá de prêmio um valor de R$ 2.500,00, um troféu e um selo de reconhecimento do Conselho Federal de Administração. Será concedida, também, uma Menção Honrosa à professora orientadora, Marli Tacconi.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com