Grupos de pesquisa

Grupo de Estudos em Fisiologia da Educação

Área:Ciências Biológicas; Fisiologia

Diretoria: DIAC

Repercussão: O Grupo de Estudos em Fisiologia da Educação do IFRN (GEFE/IFRN) tem por objetivo principal o estudo da relação entre os diversos aspectos da fisiologia humana com o processo ensino-aprendizagem. Pesquisaremos aspectos biológicos cuja ação e funcionamento são primordiais e precedem e limitam a aquisição e fixação de aspectos teóricos-pedagógicos do processo ensino-aprendizagem. Dentre os vários aspectos fisiológicos que serão pesquisados, podemos citar: o ciclo sono-vigília, a nutrição e a influência hormonal. O alvo principal dos estudos do GEFE/IFRN são os estudantes do próprio IFRN, contudo tais estudos poderão ser ampliados também para os servidores da instituição e estudantes de outras instituições. Os resultados das pesquisas em fisiologia da educação poderão contribuir consideravelmente para uma melhor compreensão e otimização do processo ensino-aprendizagem não apenas para IFRN, mas para a educação de maneira geral.

E-mail: ricardo.maciel@ifrn.edu.br

Linhas de pesquisa: Endocrinologia e Educação; Ensino de Biologia; Nutrição e Educação; Prospecção e atividades farmacológicas de substâncias extraídas de produtos naturais; Ritmos Biológicos e Educação; Saúde e Educação

Ano de formação: 2011

Lattes: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/15593